jusbrasil.com.br
22 de Setembro de 2021
    Adicione tópicos

    Campanha de prevenção ao suicídio

    Wagner Brasil, Advogado
    Publicado por Wagner Brasil
    há 16 dias

    Se gostar dessa notícia, siga este canal e minhas redes sociais para ter acesso a mais conteúdos sobre Direito Penal e Direito Eleitoral.

    Site: https://www.wagnerbrasil.adv.br/

    Facebook: https://www.facebook.com/wagnerbrasil.adv

    Instagram: https://www.instagram.com/wagnerbrasil.adv

    Linkedin: https://www.linkedin.com/in/wagner-brasil-1459581bb/


    Fim do preconceito fundamental para preveno do suiccio Agncia Brasil

    O TJDFT mais uma vez aderiu à campanha do Setembro Amarelo e iluminou o Fórum de Brasília! A ação reforça a necessidade de lembrarmos que, neste mês em especial, a prevenção ao suicídio ganha mais visibilidade, quando a cor amarela se torna símbolo do combate a essa prática, ainda considerada por muitos como um estigma.

    O Setembro Amarelo começou a ser celebrado no Brasil em 2014, quando ganhou projeção nacional por trazer informações claras e corretas sobre as mortes por suicídio e como evitá-las. As campanhas reforçam que a prevenção passa pelo tratamento adequado das doenças mentais que levam pessoas a tirar a própria vida - 96,8% dos suicídios estão relacionados a algum transtorno psiquiátrico sem acompanhamento médico.

    Além disso, pais, responsáveis e educadores devem ter atenção redobrada com jovens e adolescentes. Nesse momento da vida, eles passam por mudanças fisiológicas características do desenvolvimento humano, que abarca o amadurecimento físico e psíquico, que muitas vezes são difíceis de lidar sem o apoio necessário.

    Mas como identificar se a criança, adolescente ou jovem está precisando de ajuda? Devemos estar atentos para alguns sinais, ou seja, comportamentos que eles emitem quando estão enfrentando problemas: isolamento, impulsividade, tristeza constante, distorção de imagem corporal, dificuldade de relacionamento com pessoas da mesma idade, insegurança, queda no desempenho escolar, crises de raiva, baixa autoestima, atração por comportamentos de risco, dentre outros.

    Nesses casos, informação correta é o caminho. Busque orientação especializada com profissionais da psicologia e psiquiatria. A vida merece ser cuidada e preservada, sempre!

    Suicídio será tema de podcasts do TJDFT

    O programa “Viva bem, trabalhe melhor” vai abordar a questão do suicídio para somar esforços à campanha do Setembro Amarelo. A entrevistada do próximo episódio será a psicóloga do TJDFT Daniela Prieto, mestra e doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de Brasília e membra da Sociedade de Psicanálise de Brasília.

    O programa "Prioridade Absoluta" também irá tratar desse importante assunto, contudo, com uma visão mais aprofundada e focada na abordagem do tema contextualizado ao público infantojuvenil. A supervisora da Seção de Atendimento à Situação de Risco da Vara da Infância e da Juventude do DF, psicóloga Niva Campos, é quem irá falar sobre o tema.

    Acompanhe esses e outros programas disponibilizados na plataforma de podcasts do TJDFT e mantenha-se bem informado!

    Fonte: Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios


    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)