Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Mantida decisão que impede entrada de visitantes com apliques em penitenciárias do DF

    Publicado por Wagner Brasil
    há 3 anos

    Se gostar dessa notícia, siga este canal e minhas redes sociais para ter acesso a mais conteúdos sobre Direito Penal e Direito Eleitoral.

    Site: https://www.wagnerbrasil.adv.br/

    Facebook: https://www.facebook.com/wagnerbrasil.adv

    Instagram: https://www.instagram.com/wagnerbrasil.adv

    Linkedin: https://www.linkedin.com/in/wagner-brasil-1459581bb/


    mega de aplique tic tac

    A 2ª Turma Criminal do TJDFT manteve decisão que impede a visitação a detento de parentes que façam uso de apliques nos cabelos. Segundo o colegiado, os grampos utilizados para fixação dos megahairs podem ser usados como instrumentos para ofender a integridade ou a vida de outros presos, visitantes ou servidores da comunidade carcerária.

    O recurso foi apresentado por detento que se encontra recluso na Penitenciária do Distrito Federal - PDF 1 contra decisão da Vara de Execuções Penais do DF, que negou autorização para que a avó e tia do autor pudessem visitá-lo, com base na Ordem de Serviço nº 82/2013 da Subsecretaria do Sistema Penitenciário - SESIPE-DF.

    O autor alega que a decisão viola direitos da personalidade, como a dignidade da pessoa humana e o respeito à integridade física e moral do preso. Além disso, informa que suas familiares sempre fizeram uso dos apliques e que o resultado já está incorporado às suas imagens e identidades perante a sociedade, de maneira que a sentença de 1ª instância, ao condicionar o acesso à visitação à retirada do megahair, seria uma intervenção sobre o corpo e identidade das requerentes.

    “O direito do preso, com o objetivo de ressocialização, à visita do cônjuge, da companheira, de parentes e amigos, em dias determinados, não é absoluto, de maneira que pode ser suspenso ou restringido por decisão fundamentada, diante das peculiaridades do caso concreto”, observou o desembargador relator. Segundo o magistrado, no DF, a SESIPE expediu a Ordem de Serviço nº 82/2013, que regulamenta o ingresso de visitantes nos estabelecimentos prisionais, a qual estabelece, dentre outras hipóteses, a vedação à visitação de pessoas que utilizem tais adereços no cabelo. A norma visa resguardar a segurança e a integridade física dos servidores e dos detentos, tendo em vista o potencial ofensivo advindo dos grampos utilizados na fixação dos apliques.

    Sendo assim, o colegiado concluiu, por unanimidade, que a decisão deve ser mantida.

    PJe2: 0705799-79.2021.8.07.0000

    Fonte: Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios


    • Sobre o autorAdvocacia Especializada em Direito Penal e Direito Eleitoral
    • Publicações1918
    • Seguidores76
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações52
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mantida-decisao-que-impede-entrada-de-visitantes-com-apliques-em-penitenciarias-do-df/1229303541

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)